O projeto de economia criativa SouCuritiba, que fomenta oportunidades de negócios para produtores locais, por meio do desenvolvimento de souvenires inovadores, é finalista no Brasil Design Award, na categoria Design de Impacto Positivo. Considerada a maior e mais importante premiação do design nacional, tem por objetivo reconhecer e destacar a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional.

O Souvenir Curitiba foi criado pelo Sebrae/PR, em parceria com Instituto Municipal de Turismo, Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Brasil Design e o Curitiba Convention & Visitors Bureau.

O reconhecimento vem fortalecer a imagem do SouCuritiba e da capital paranaense, primeiro município brasileiro a ingressar na lista de cidades criativas da Unesco, como “Capital do Design”. “Essa indicação traz visibilidade e uma chancela importante para o projeto, que tem como premissa usar o design para mostrar a cidade e melhorar a experiência do turista no destino. É um reconhecimento ao esforço de todos os envolvidos no SouCuritiba”, comemora a consultora do Sabrae/PR Patrícia Albanez, gestora do projeto.

Para Izamara Carniatto, da Fabbro Design, que faz a coordenação técnica do Souvenir Curitiba, desde a concepção do projeto, estar na lista de finalistas desse prêmio merece comemoração. “O Design de Impacto Positivo é uma forma nova de ver o design. E no SouCuritiba ele é estratégico desde a criação do projeto de inovação e criatividade. O design permeia tudo, sendo o grande diferencial”, acentua.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, reforça que os souvenires comercializados em nove lojas da cidade tiveram um salto qualitativo com o SouCuritiba. “As coleções sempre ligadas às tendências do design têm muito a contribuir com a imagem da cidade. O projeto consolida um salto de qualidade do que tínhamos em termos de souvenir antes de 2013. Isso sem contar a valorização dos produtores, os ganhos são muitos nesse modelo de economia criativa”, destaca.

Desde 2013, o SouCuritiba já capacitou 165 produtores – entre designers, artesãos, publicitários, artistas visuais e vários outros empreendedores criativos – 69 deles com produtos em comercialização no catálogo atualmente. A nova coleção será lançada em novembro, trazendo a temática das cervejas artesanais, um dos atrativos turísticos da capital paranaense. A qualificação de produtores ocorre em etapas como consultoria, treinamento e criação de produtos inovadores, associados ao turismo e à identidade cultural da capital paranaense. Mais informações sobre a marca e os produtos estão disponíveis no site oficial www.soucuritiba.com.

Entre os produtores do projeto está a designer de produto Larissa Luz, criadora da Walla Paper, que atua compapelaria criativa e personalizada, estampas exclusivas e produção manual. Integrante do SouCuritiba desde 2015, ela também é finalista do Brasil Design Award na categoria Gráfica Aplicada, que consiste em produtos comuns com diferenciais na estampa aplicada.

“Nosso produto finalista chama-se Lápis Fita Métrica. Feito pensando nas costureiras e colecionadores de lápis, sua estampa remete às mais tradicionais fitas métricas e funciona de verdade para medições de até 16 cm”, conta a designer. No SouCuritiba, um dos itens campeões na preferência do público é o lápis com estampas que lembram Curitiba. “Apesar dos lápis serem um produto simples, suas estampas fazem diferença na hora da compra, pois o cliente se identifica com o desenho e deseja colecionar aquele item”, completa.

Esta é a 8ª edição do prêmio, promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), com correalização da Printi, uma das principais gráficas online do mundo. Os projetos são inscritos em 10 categorias: Branding, Design Gráfico, Craft for Design, Design de Ambiente, Design de Embalagem, Design de Impacto Positivo, Design de Produto, Design de Serviço, Design Digital e Design Editorial.

Os trabalhos são julgados por 150 especialistas representantes do design brasileiro e de setores afins. O SouCuritiba é um dos cinco selecionados na categoria Design de Impacto Positivo, para a próxima etapa. Haverá voto popular para a escolha dos vencedores. Informações podem ser obtidas pelo site https://brasildesignaward.com.br/.

Leave your vote

150 points
Upvote Downvote